sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Modo de ser Guarani

Professores (as) do Curso de Extensão "Educação, Diversidade e Relações Interculturais” visitaram dia 03 de dezembro de 2011 a Aldeia Indígena Guarani da Estiva em Viamão. A proposta das faculdades EST, Secretaria de Educação de Canoas, 27ª Coordenadoria de Educação e Ministério público é ir para além da sala de aula e conhecer a história, cultura arte e educação dos povos indígenas, território dos mesmos.

Os professores foram recebidos pelo Cacique Eloir Guarani que ressaltou a importância da luta dos povos indígenas pela demarcação das terras, “sem terra não há modo de ser guarani”, ressaltou o Cacique, na terra o povo guarani encontra o seu sentido: frutas, pesca, material para fazer seu artesanato e plantas medicinais. Na terra de chão, é construído o Galpão da Conversa, onde a comunidade se reúne em torno do fogo, cuia de chimarrão que passa de mão em mão e neste espaço sagrado a cultura é repassada em forma de histórias contadas pelos mais velhos. A terra é o lugar onde as pessoas convivem, trabalham passam adiante seus ensinamentos, onde as crianças e jovens aprendem com os mais velhos, é o lugar onde o povo vive a sua religião e constrói sua escola.

O Cacique Eloir, cursando a faculdade de Direito coloca a importância das Escolas Indígenas para as crianças e jovens, pois através da pedagogia Guarani ecas aprendem a valorizar o jeito de viver do seu povo, ou seja, a sua cultura. A educação é realizada com tempo e paciência por professores guaranis com formação acadêmica.

O grupo de professores visitou a aldeia, a casa do fogo, a escola, o espaço do artesanato e da arte, sempre acompanhado por um membro do grupo da aldeia que pacientemente explicava, respondia as perguntas e incentivava os professores a levarem para suas escolas um pouco da cultura, da arte, do artesanato, da educação presentes ali. Todos os moradores da aldeia são unânimes ao falar da importância da implementação da Lei n° 11.645/08 em todas as escolas e acreditam que a história, cultura e realidade dos povos indígenas no Brasil ao se tornar conteúdo no currículo escolar irá quebrar paradigmas e preconceitos favorecendo a inclusão e o respeito por povos discriminados na História do Brasil.

Todos os professores participantes do Curso de Extensão sentiram a necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre cultura indígena e foi realizado um encaminhamento junto a Secretaria de Educação e 27ª Coordenadoria de Educação para que em 2012 ocorra a continuação do curso através de módulos mais avançados e com maior numero de aula para a lei 11.645/08.

Confira nas fotos momentos proporcionados aos professores na Aldeia Guarani da Estiva em Viamão.


Curso de formação continuada: Educação, Diversidade e Relações Interculturais

Coordenação de visita: Prof° Luis Augusto Farora, Profª Sirlandia Gheller

Registro de imagem: Profª Sirlandia Gheller

Matéria postada pelo Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas.


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